Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Por que Obama ganhou o Nobel da Paz de 2009?

O Comitê Norueguês anunciou, no dia 9 de outubro de 2009, o presidente americano Barack Obama como ganhador do Prêmio Nobel da Paz. A decisão foi polêmica e muito criticada na Europa e nos Estados Unidos. Para os críticos, tratou-se de uma escolha precipitada, uma vez que Obama completou somente nove meses no cargo, e também porque os EUA estão envolvidos em duas guerras, no Iraque e no Afeganistão.

Três pontos foram decisivos para a escolha do Comitê:

Política externa: Obama abriu diálogo com países - inclusive mulçumanos - antes vistos como "inimigos" da democracia americana.
Desarmamento nuclear: o presidente iniciou nova rodada de negociações com a Rússia para cumprir ambiciosas metas do programa de redução de armas nucleares.
Meio ambiente: Obama considera prioritárias questões climáticas e ambientais.

Em evidente escolha política, o Comitê do Nobel levou em conta não resultados práticos, mas a nova agenda política dos Estados Unidos, que se contrapõe à do governo George Walker Bush.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/atualidades/premio-nobel-da-paz.jhtm

Nenhum comentário: