Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

quinta-feira, 20 de março de 2008

"ÁGUA QUE TE QUERO ÁGUA" - OS DIREITOS DA ÁGUA


A ONU redigiu um documento intitulado Declaração Universal dos Direitos da Água. veja aqui seus principais tópicos:
  1. A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável pela água da Terra.

  2. A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Dela dependem a atmosfera, o clima, a vegetação e a agricultura.

  3. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade e precaução.

  4. O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

  5. A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo a nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

  6. A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: é rara e dispendiosa e pode escassear em qualquer região do mundo.

  7. A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

  8. A utilização da água implica respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza.

  9. A gestão da água impõe um equilíbrio entre a sua proteção e as necessidades econômica, sanitária e social.

  10. O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

CUIDE DESTE BEM... OU FICARÁ SEM!!

Um comentário:

Anônimo disse...

oi professora é o lucas pdra da 6 b eu preciso de um ajuda naquele trabalho do diario a data pode ser 1362 pq eu vi la no livro e tinha seculo 476
ai fala pra mim pq eu ja fiz todo o trabalho com a dta 1366 ai eu queria saber s serve pq se nao me fala um jeito de colocar outra data sem ficar ruim sabe imprimir d novo
a me responde pelo okut http://www.orkut.com/Home.aspx