Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

segunda-feira, 31 de março de 2008

Costumes Medievais

Uma viagem no tempo
Veja como era a vida no feudalismo, período da Idade Média entre os séculos 11 e 13


Os historiadores costumam criar nomes para as épocas que estudam. A Idade Média, que durou quase mil anos, foi o nome dado por estudiosos do século 16 ao período entre a Antiguidade e o século em que eles estavam. Vamos voltar no tempo, entre os séculos 11 e 13, na Europa Ocidental, para conhecer um período da Idade Média chamado feudalismo. A agricultura e o pastoreio eram então as principais atividades, embora também houvesse comércio e artesanato.

Havia vários grupos sociais distribuídos nas cidades e no campo. Os senhores feudais eram aqueles que tinham terras (principal forma de riqueza da época) e prestígio. Podiam ser cavaleiros ou membros do alto clero, como bispos e abades, e formavam a chamada nobreza. Existiam dois tipos de senhores feudais: os suseranos (mais ricos e poderosos) e os vassalos, vindos de famílias menos conhecidas. Quanto maior fosse o número de vassalos que o suserano tivesse à sua disposição para ajudá-lo nas batalhas e tribunais, mais poderoso ele era.

No entanto, a população era composta na maioria por trabalhadores rurais, sobretudo servos, que viviam em terras emprestadas pelos senhores, tendo que dar em troca trabalho, dinheiro e parte da produção agrícola e artesanal. Em geral, eles não podiam abandonar as terras, que eram passadas de pai para filho.

Mas por que esse período da Idade Média é chamado feudalismo?

Descubra a resposta para esta pergunta, clicando no título desta postagem

Um comentário:

Jim Alves disse...

O feudalismo apareceu no século IV com as invasões bárbaras à Europa - Império Romano do Ocidente. Tinha como característica o poder descentralizado; economia baseada na agricultura de subsistência, sem comércio e sem dinheiro (o escambo e a troca, predominam)e um forte trabalho servil.
O rei dava terras aos senhores feudais. Os camponeses cultivavam a terra dos feudos, ganhando em troca uma gleba de terra para morar e proteção contra ataques bárbaros.
Completei o trabalho da professora porque o link do título não está funcionando ;-)