Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2009

Notícias da 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil

Final da I Olimpíada Nacional em História do Brasil

Alinhar ao centro

Vencedores da I Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada pelo Museu Exploratório de Ciências (MC), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comemoraram ontem, 13, no Centro de Convenções da Universidade, o desempenho na competição. Foram 15 medalhas de ouro, 25 de prata e 35 de bronze. A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Convenções da Unicamp, às 9h. Mais de 1200 pessoas de diversas regiões do país estiveram presentes no evento.

Acostumado a participar de olimpíadas de física e matemática, o colégio baiano Oficina Nacional foi surpreendido pela medalha de ouro recebida pela equipe de estudantes da escola. “Foi algo que nos deixou extremamente felizes. A olimpíada foi fundamental para valorizar o trabalho desenvolvido na área de ciências humanas desenvolvido na unidade”, comentou uma das Diretoras da unidade, Márcia Kalid. Segundo ela, a escola se prepara para uma recepção especial dos alunos na volta às aulas, em 2010. “Nós gostamos muito do resultado. A Olimpíada exigiu não só o conhecimento histórico puro, mas a nossa Vicência estudantil”, disse Camila Matos, da equipe La Touché, do Maranhão.

Todos vencedores. A ONHB premiou com medalhas de ouro, prata e bronze, 75 equipes e concedeu Menções Honrosas as demais. Equipes de 9 estados brasileiros foram medalhistas de ouro: Bahia, Rio de Janeiro, Pará, Goiás, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Paraná, levando para a escola livros didáticos e a assinatura da Revista de História da Biblioteca Nacional. A região sudeste recebeu o maior número de medalhas, 42. Foram 8 de ouro, 18 de prata e 16 de bronze. Em segundo lugar, a região nordestina com 23 medalhas (4, 3 e 16). O estado que obteve o maior número de medalhas foi São Paulo com 20, sendo: 1 de ouro, 11 de prata e 8 bronze.

“A vida do meu filho foi fortemente impactada com a Olimpíada. Ele venceu mais uma barreira em sua vida”, disse emocionada Vilma Veras, mãe do estudante Everson Patrick Silva Veras, integrante da equipe paraense ‘Amazônicos’, medalhista de ouro. “Estamos orgulhosos. Tiramos o dia no trabalho para homenagear nosso filho”, comentou. Dona Vilma contou que na manhã de hoje, 14, o filho e os colegas de equipe foram homenageados na escola. Não foi possível falar com o estudante até o fechamento da matéria porque ele almoçava com a equipe gestora da escola.

Convidada do cerimonial de premiação da ONHB, representando todos os colegas de profissão que participaram da olimpíada como orientadores, Sueli Gama, professora orientadora da equipe Coliseu, de São Paulo, falou sobre a importância da competição na vida dos alunos. “Vocês da organização têm, apenas, uma pequena ideia do que foram os bastidores da ONHB. Nós professores acompanhamos todo o empenho de nossos alunos durante cada fase da olimpíada e sabemos o quanto está sendo gratificante vê-los aqui”. Cristina Meneguello, Coordenadora da ONHB concorda com a professora. “A olimpíada proporcionou alterações significativas na vida estudantil de alguns alunos”.

Segundo o Diretor do MC, Marcelo Firer, a ONHB ressalta a vocação do Museu Exploratório de Ciências em atingir públicos cada vez maiores, com programas inovadores e de qualidade. A inédita competição na área das ciências humanas envolveu mais de 15 mil participantes de 24 estados brasileiros, divididos em 3951 equipes formadas por estudantes, matriculados a partir do 8º ano do Ensino Fundamental, orientados por professores de história. A Olimpíada teve início em setembro. Foram cinco fases online e uma presencial para chegar até a vitória. A olimpíada terminou no último sábado, 12, quando 288 equipes finalistas realizaram a prova presencial da última fase no Pavilhão do Ciclo Básico II da Unicamp.

Fonte: http://www.mc.unicamp.br/novidades/artigo/267 > acesso em 19/12/2009.

Um comentário:

FABIANO disse...

criei um blog, panfletarius.blogspot.com

gostaria q visitasse

o teu blog é muito bom

muito útil, gostei vou acessar mais vzs

abraço