Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

sábado, 4 de agosto de 2012

Reflexão

Juventude e participação 


Inicialmente, gostaria de destacar que toda a avaliação é feita a partir de uma comparação. Neste caso, essa comparação poderia ser feita em duas direções. Uma delas em relação a outras faixas etárias e a outra em relação à juventude de épocas passadas. Em relação à primeira dimensão, me parece que o comportamento político da juventude não seja diferente do de outras faixas etárias. Os que avaliam como baixa a participação política da juventude atual não podem afirmar que seja diferente da participação política de outras faixas. Existem parcelas da população passivas (e entre elas há jovens e também adultos), assim como existem parcelas da população com alta taxa de participação política, e entre elas podemos igualmente identificar jovens e adultos. Logo, ima comparação entre faixas etárias não nos leva a concluir que seja baixa a participação política da juventude. Agora, em relação à outra dimensão, a comparação entre juventudes de épocas diferentes, podemos constatar diferenças que aparentemente levem algumas pessoas a afirmações do tipo “a juventude atual não está com nada”, “antigamente os jovens tinham maior consciência e atuação política”. E aqui, novamente, devemos analisar a questão por partes. Jovens alienados e passivos sempre existiram ao lado de jovens conscientizados e ativos politicamente. Deve-se reconhecer que a proporção entre essas duas categorias muda com o tempo, tem épocas em que a proporção de jovens ativos se amplia e em outras épocas diminui. Mas esse aumento ou diminuição é uma expressão da sociedade como um todo e não de uma determinada faixa etária. Se numa época a parcela de jovens cresce e se torna mais intensa, é porque esse mesmo fenômeno se manifesta na sociedade como um todo. O comportamento juvenil expressa as tendências gerais da sociedade como um todo. A grande diferença está nos meios de que dispõem os jovens para desenvolver sua consciência crítica ou para manifestar sua postura política. Aí, sim, registramos mudanças radicais em relação a outras épocas. Atualmente, os jovens têm acesso aos meios de comunicação que permitem ampliar a velocidade e a abrangência da transmissão de ideias, o que oferece facilidade nunca antes disponíveis para a expressão política da juventude. A minha resposta pode parecer otimista e tenho plena consciência de que ela é. Os jovens da atualidade não são diferentes dos jovens de outras épocas, aceitam ou rechaçam valores, assumem ou não atitudes políticas com a mesma postura dos jovens do passado, a diferença não está no grau e sim na forma. Não muda o caminho, muda a forma de caminhar.  

LUÍS DE LA MORA Adaptado de www.cipo.org.br

7 comentários:

Elisete Nunes disse...

Oi Sueli! Vim conhecer seu blog. Como você, também sou professora de História. Estou seguindo. Voltarei outras vezes para fazer uma boa leitura. Aguardo sua visita. Que Deus a abençoe. Beijos...

Unknown disse...

Olá Multiplicadora, nossa visita é para agradecer pela divulgação que você está fazendo do “Educadores Multiplicadores”.

Em breve (quando chegarmos a 50 blogs Multiplicadores), criaremos uma forma de colocar todos os blogs já cadastrados novamente ao topo das postagens (novidade), e este cantinho poderá estar incluso. Isto se ele também não aparecer no Top Caneta do mês, quem sabe!

Muito obrigado por multiplicar os Educadores Multiplicadores (os blogs de lá).

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

Abraços, fique na Paz de Deus e até breve.

Unknown disse...

Olá multiplicadora Sueli, receba um convite especial para conhecer os novos blogs/multiplicadores do mês de agosto/12, conforme as regras.

Aproveite a visita para ler as novas páginas, pode ser interessante à parceria.

http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/

http://www.marquecomx.com.br/

Fiquemos na Paz de Deus e até breve.

Augusto Sperchi disse...

Olá Sueli. Vim conhecer o seu espaço através do Multiplicadores e adorei, pois gosto muito de História. Sou professor de Filosofia e trabalho com a moçada entre 15 e 18 anos, em média. Gostei da abordagem que faz neste texto bem escrito e lúcido. Isso demonstra seu conhecimento e dedicação à formação consciente dos jovens, tão carentes de conceitos verdadeiros, que lhes permitam usar o passado como parâmetro para projetar o futuro. Um grande abraço!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi querida sou uma nova multiplicadora, em busca de trocar conhecimentos, já estou te seguindo, quando tiver um tempinho venha me visitar:proaiseartedeeducar.blogspot.com

Prof. Irivan Rodrigues disse...

Olá Sueli, como vai?

Passei para desejar uma ótima semana da Pátria.
Multiplicadora, Parabéns pelos textos. A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, e você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença!
Obrigado por fazer parte deste universo virtual, obrigado por compartilhar um pouco do que sabe e contribuir para o aprendizado de muitos.
Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx, obrigado:

http://www.marquecomx.com.br/

Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.