Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

domingo, 1 de junho de 2008

ORIGEM DA FESTA JUNINA!!


Os ensaios já começaram... os preparativos estão a todo vapor. E este blog contribui com a História da Festa Junina...


OCÊ NUM PODE FICÁ DE FORA DO NOSSO GRANDE ARRAIÁ!!!

VAMO SIMBORA SINHÁ E SINHÓ!!!


Fogueira, fitas, mastros coloridos... Dança e animação. Todos nós conhecemosmuito bem a tradição da Festa Junina. Mas a verdadeira história da origem dos festejos juninos vem de muito tempo atrás. A Equipe Estúdio@Webpesquisou e descobriu que contam que Nossa Senhora e Santa Isabel eram muito amigas. Por esse motivo, costumavam visitar-se com freqüência, afinal de contas, amigos de verdade costumam conversar bastante.


Um dia, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora para contar uma novidade: estava esperando um bebê ao qual ela daria o nome de João Batista. Ela estava muito feliz por isso!


Mas naquele tempo, sem muitas opções de comunicação, Nossa Senhora queria saber de que forma seria informada sobre o nascimento do pequeno João Batista. Não havia correio, telefone, muito menos Internet e e-mails.


Sendo assim, Santa Isabel combinou que acenderia uma fogueira bem grande, que pudesse ser vista à distância. Combinou com Nossa Senhora que mandaria erguer um grande mastro com uma boneca sobre ele.O tempo passou e, do jeitinho que combinaram, Santa Isabel fez.


Lá de longe Nossa Senhora avistou o sinal de fumaça, logo depois viu as labaredas que subiam e desciam. Ela sorriu e compreendeu a mensagem. Foi visitar a amiga e a encontrou com um belo bebê nos braços. Era dia 24 dejunho.


Começou, assim, a ser festejado São João com mastro, fogueira e outras coisas bonitas como: foguetes, danças e muito mais!


Texto adaptado por Adriana Portella do livro Didática do Folclore, de Corina Ruiz.


Vamo simbora meu povo... e conheça cantigas e muito mais no site: http://venus.rdc.puc-rio.br/kids/kidlink/kidcafe-esc/origem.html > acesso em 01/06/08.

Um comentário:

Anônimo disse...

ESTA ESTORIA É MENTIROSA , A FESTA JUNINA É UMA FESTA PAGÃ !!!A IGREJA CATOLICA COMEMORA A MORTE DE JOAO BATISTA,QUANDO ELE FOI MORTO A MANDO DO REI HERODES PORQUE JOAO DISSE QUE ELE O REI ESTAVA TRAINDO SEU PROPIO IRMAO E SUA CABEÇA FOI ARRANCADA E COLOCADA NUMA FOGUEIRA.