Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Concuros melhore ainda mais São Bernardo - 2008

Galera do CE nº 416,

Agora é pra valer, saiu o edital do Concurso Melhore Ainda Mais São Bernardo 2008. Estou disponibilizando parte do edital. Caso queiram ler o edital na íntegra, clique no título desta postagem.
Pesquisem, elaborem excelentes projetos, porque o Céu é o limite.
CONCURSO MELHORE AINDA MAIS SÃO BERNARDO – 2008
1. DOS PARTICIPANTES
1.1- Poderão participar do concurso “Melhore Ainda Mais São Bernardo - 2008” alunos provenientes das Instituições de Ensino públicas e particulares situadas no Município de São Bernardo do Campo.
2. DOS REQUISITOS
2.1- Os alunos participantes deverão estar regularmente matriculados, no ano letivo de 2008, nas séries que integram a Educação Infantil (a partir dos 4 anos de idade), Educação Especial, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Profissionalizante, Supletivo ou Ensino Superior.
2.2- Alunos matriculados em mais de uma Instituição de Ensino deverão optar, no momento da inscrição, pela representação de apenas uma Unidade Escolar.
3. DAS INSCRIÇÕES
3.1- As inscrições serão recebidas de 24 de março a 16 de maio de 2008, através do “site” www.concursomelhoresbc.com.br e ficarão condicionadas à comprovação da veracidade das informações pela comissão.
4. DA EXPOSIÇÃO E DOS PROJETOS
4.1- Cada participante apresentará 1(um) único projeto, abrangendo o tema pré-determinado constante no item 5.1, com exceção dos alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e da Educação Especial, que farão uma exposição, no Evento de Premiação do Concurso, relacionada com os seguintes temas:
4.6- Os projetos elaborados pelos alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Profissionalizante, Supletivo ou Ensino Superior poderão ser elaborados individualmente ou em grupo, formado por até 4 (quatro) integrantes.
4.7- Os participantes que optarem por elaborar seu projeto em grupo deverão estar matriculados na mesma série e Instituição de Ensino e indicarão, na Ficha de Inscrição, o nome do representante do grupo.
4.8- Os projetos deverão conter, obrigatoriamente, os seguintes elementos:
4.8.1- CAPA – nome da Instituição de Ensino representada, nome(s) do(s) aluno(s) e respectiva série cursada pelo(s) participante(s).
4.8.2- CONTRACAPA – nome do projeto.
4.8.3- APRESENTAÇÃO – breve resumo, contendo esclarecimentos acerca da importância e limitações do projeto, bem como sua eventual relação com demais projetos, já desenvolvidos no município de São Bernardo do Campo.
4.8.4- OBJETIVO - resultado pretendido pelo(s) autor(es).
4.8.5- JUSTIFICATIVA – com base na análise da realidade do Município, focado no tema do projeto, levantar hipóteses e propostas de soluções para o tema que, na visão do aluno ou do grupo, serão detalhadas no desenvolvimento do trabalho onde os problemas serão dimensionados e desenvolvidas as propostas de solução.
4.8.6- DESENVOLVIMENTO – finalidade: retratar a idéia principal. Deve detalhar o projeto desenvolvido, destacando seus pontos relevantes.
4.8.7- CONCLUSÃO – destaca deduções a respeito do tema apresentado e reafirma sistematicamente a idéia principal. Deve ser uma decorrência natural do que foi exposto no desenvolvimento.
4.8.8- REFERÊNCIAS - Todos os projetos devem atender a normalização ao fazer a suas referências (livros, internet, fotos, mídias eletrônicas).
4.9- A inobservância destes requisitos mínimos, a apresentação de mais de um projeto por participante ou a participação de um mesmo aluno em mais de um grupo concorrente implicará na desclassificação do(s) respectivo(s) projeto(s).
5- DAS CATEGORIAS E DOS TEMAS
5.1- Os participantes deverão apresentar projetos que versem sobre os temas pré-determinados, estipulados para cada uma das seguintes categorias:
5.1.1- 1ª CATEGORIA: Ensino Fundamental II e Supletivo (6ª à 9ª séries) – Tema: “Planejamento Urbano”.
5.1.2- 2ª CATEGORIA: Ensino Médio, Ensino Técnico, Ensino Profissionalizante ou Supletivo (1ª à 3ª séries) – Tema: “Geração de Emprego”
5.1.3- 3ª CATEGORIA: Ensino Superior – Tema: “Desenvolvimento Econômico Sustentável".
6- DOS CRITÉRIOS DE JULGAMENTO, DA PONTUAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO
6.1- A avaliação dos projetos será realizada por um júri especialmente designado pela Comissão do Concurso responsável pela escolha e composição do grupo de jurados.
6.2- Os projetos serão avaliados, de acordo com a categoria na qual foram inscritos, sob três aspectos: idéia, viabilidade técnica e viabilidade econômica.
6.2.1- O quesito “idéia” será mensurado de acordo com a originalidade do projeto, sua pertinência com o tema, bem como sua relevância social.
6.2.2- O quesito “viabilidade técnica” será analisado levando-se em consideração a real possibilidade de execução do projeto.
6.2.3- Para o quesito “viabilidade econômica” serão adotados critérios de avaliação relacionados com o binômio custo/benefício que envolve as etapas executivas do projeto apresentado pelo participante.
6.3- Cada jurado atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez) aos quesitos avaliados, permitido o intervalo de 0,5 (cinco décimos) entre as notas inteiras.
7- DA PREMIAÇÃO
7.1- Serão premiados os projetos classificados nas 3 (três) primeiras colocações de cada categoria.
7.2- Os 3 (três) primeiros colocados da 1ª Categoria receberão, em dinheiro, cotas do percentual da arrecadação realizada junto aos patrocinadores do evento, as quais serão distribuídas da seguinte forma:
7.2.1- 1º Colocado: 25% (vinte e cinco por cento) do montante arrecadado;
7.2.2- 2º Colocado: 15% (quinze por cento) do montante arrecadado;
7.2.3- 3º Colocado: 10% (dez por cento) do montante arrecadado.
7.3- Os prêmios a que se refere o item anterior serão distribuídos por projeto, independentemente da quantidade de alunos que compõem o grupo, no caso de autoria coletiva.
7.4- O pagamento dos prêmios relativos aos projetos vencedores, quando elaborados em grupo, será realizado ao representante do mesmo, indicado no momento de sua inscrição. Este representante ficará responsável pela distribuição e repasse do valor aos demais integrantes do grupo.
7.4.1- Não é responsabilidade da comissão do concurso arbitrar sobre eventuais problemas quanto à distribuição dos valores auferidos aos vencedores.
Concurso Melhore Ainda Mais São Bernardo - 2008
Objetivos e Base para desenvolvimento do Concurso de acordo com cada tema:
Eixo Temático: Plano Diretor - Refletindo, Planejando e Transformando a Cidade;
1ª Categoria: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II.Tema Central: Planejamento Urbano
A cidade e o seu contexto urbano-metropolitano têm se configurado, cada vez mais, num considerável desafio aos estudiosos do urbanismo. Os problemas ambientais urbanos, nesse cenário, demandam a busca de soluções que ultrapassam o campo restrito de disciplinas isoladas, levando o urbanismo a atingir o patamar de campo prático da interdisciplinaridade.
Neste contexto, os alunos deverão estar sensibilizados à problemática do planejamento urbano como sendo o fio condutor de diversas políticas públicas que busquem otimizar o espaço urbano, levando em consideração as diversas problemáticas econômicas, sociais, políticas e ambientais.
Desta forma, o principal objetivo dos alunos e por conseqüência de seus projetos é propor caminhos que considerem a cidade como uma complexa rede de relações sociais, baseadas nos seguintes pólos interligados:
Geração de renda;
Preservação do Patrimônio Histórico;
Desenvolvimento Econômico Sustentável;
Realização de Obras de Infra-Estrutura.
Cada pólo citado acima deverá ser analisado e trabalhado de forma interligada, respeitado as especificidades regionais, buscando propor projetos viáveis e articulados com as demais iniciativas promovidas pela Municipalidade
Estou contando com a participação de vocês.

Um comentário:

Lucasss disse...

ae..minha namorada ganhoo..uhuuul