Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Como Estudar?


Galera esta é uma das preciosas contribuições da Profª. Marilsa para este blog. Preocupada com a qualidade de ensino ela elaborou algumas dicas e orientações para estudo. Espero que vocês aproveitem e façam uso de tão sábios conselhos.


COMO ESTUDAR?

A- ORIENTAÇÕES GERAIS

l- É muito importante que você seja organizado. Escolha um local e determine um horário, não só para estudo, mas para a realização de suas atividades.

2- Antes de iniciar o estudo, verifique o material que irá necessitar (lápis, régua, borracha, caneta, dicionário, livro, caderno, papel para anotações ou rascunho, etc.) e providencie-o.

3- Estude para aprender e não somente para tirar boa nota ou apenas em véspera de prova.

4- Estude um pouco todos os dias. Procure rever a matéria fazendo uma avaliação diária: O que aprendi hoje? Quais são as minhas dúvidas? Onde estou encontrando dificuldades?

5- Durante a aula, preste atenção e faça perguntas dentro do assunto. Ter suas dúvidas esclarecidas é um direito seu. Não deixe que a timidez o atrapalhe.

6- Não fique dependendo do professor para tudo. Ele o orienta, mas você também deve tentar resolver suas dificuldades. Não se esqueça de que, na vida, você não terá um professor sempre ao seu lado.

7- Evite arrumar desculpas para os seus fracassos, tais como: minha mãe não me dá atenção (ou ela só gosta do meu irmão); o colega do lado (ou de trás) me atrapalha; o professor não ensina direito (ou não sabe ensinar); não tenho dinheiro para comprar o livro, etc., etc. Você é capaz de analisar e enfrentar suas dificuldades. Talvez você não esteja se saindo bem porque perdeu alguma aula ou explicação, talvez porque não leve os estudos e a escola a sério ou, ainda, por falta de vontade mesmo. Procure descobrir o(s) motivo(s) de seu insucesso e tente superá-lo(s) e eliminá-lo(s), mesmo que, para isto, tenha que começar tudo novamente.

8- Estude com seus colegas mais hábeis. Não tenha vergonha de buscar ajuda com aqueles que

têm menos dificuldades que você. A ajuda deles é valiosa e você não deve desperdiçá-la e não deve, muito menos, menosprezá-los ou caçoar deles porque sempre tiram boas notas. Afinal, eles se esforçam bastante para isto, algo que você talvez não esteja fazendo...

9- Mantenha seus cadernos limpos, organizados e com a matéria em dia. Mantê-los assim, além de facilitar sua vida na hora de estudar, despertará a atenção de seus professores que, certamente, o elogiarão.

B- PROCEDIMENTOS DIANTE DE UM TEXTO

l- Leia o texto inteiro, com muita atenção.Vá até o fim dele, sem parar no meio.

2- Numere os parágrafos.

3- Grife as palavras desconhecidas e procure-as no dicionário.

4- Substitua as palavras grifadas por seus sinônimos.

5- Grife a idéia principal de cada parágrafo.

6- Anote e enumere as idéias principais de cada parágrafo.

7- Resuma, ou faça um relatório, ou observações a respeito do texto.

8- Faça desenhos, mapas ou gráficos relacionados com o assunto. Assim você o fixará melhor.

9- Elabore perguntas sobre o texto e tente respondê-las, mas utilizando suas palavras e não apenas copiando trechos do mesmo.

10- Analise o próprio trabalho com honestidade para descobrir se ele apresenta falhas e onde elas estão.

11- Anote as dificuldades e tente resolvê-las. Se não conseguir, pergunte ao professor. Dessa maneira, além de aprender, você mostrará a ele o seu interesse pela matéria.

12- Sempre é bom lembrar: releia o texto quantas vezes forem necessárias. Agindo assim, você só terá a ganhar!

C- MAIS ALGUMAS “DICAS”

1- Os erros de ortografia só serão corrigidos se você praticar a forma correta. Lendo e relendo você terminará escrevendo bem. Leia de tudo: histórias em quadrinhos, romances, revistas, jornais, crônicas, etc....Ao ler um livro, faça uma ficha contendo a referência bibliográfica e a sua apreciação (análise, comentário...) sobre o mesmo, ou, melhor ainda: faça uma resenha sobre ele.

2- Após redigir um texto (carta, bilhete, relatório, resenha, resumo, etc.), é preciso que você o releia e corrija, complete ou modifique se necessário.

3-Assim que tomar conhecimento de algum fato ou aspecto da língua que você desconhecia, procure identificá-lo nos textos lidos e aplicá-lo nas suas produções escritas.

4-Leia e procure entender as questões das diversas disciplinas, inclusive as situações matemáticas, antes de resolvê-las.

5- Utilize o conhecimento que você adquiriu em uma disciplina para auxiliá-lo nas outras matérias. As disciplinas se relacionam, têm pontos em comum, não são isoladas umas das outras.

3 comentários:

Anônimo disse...

professora fikou mto dahora o seu blog ainda mais sendo da sua materia e mesmo com o seu blog todos os alunos poderao saber historias fantasticas .
gostei do videos mais gostei principalmente a parte q vc ensina a estudar eu vou seguir a sua orientação viuu obrigado e continue postandu coisas novas

xau

Sueli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sueli disse...

É isso aí Glauber, espero que este blog sirva como fonte de pesquisa e que de fato auxiliem vocês na busca de novos conhecimentos.

Obrigda pela visita e continue passando por aqui.