Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

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quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Revolução Francesa - Jogo Educativo

Especial para o Ciclo IV - Inicial...

Galera,

Aproveitem a dica e aprenda um pouco mais sobre a Revolução Francesa, jogando.


"O Tríade é um jogo sobre a Revolução Francesa. Misturando os gêneros RPG e Ação em Terceira Pessoa, a produção do jogo foi coordenada pela professora Lynn Alves e financiada pela FINEP."

Bara baixar o Tríade visite o site abaixo:

http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/triade/index.htm

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Década de 1920

Ciclo IV - Final...

Estou deixando algumas indicações de sites para realização de pesquisa sobre a década de 20.

http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos20/ev_arteecultura001.htm
http://veja.abril.com.br/historia/crash-bolsa-nova-york/indice.shtml
http://www.pitoresco.com.br/art_data/semana/index.htm
http://images.google.com.br/images?q=semana+de+arte+moderna&oe=utf-8&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&ei=yJeMSrDkPMHVlAe2tvS6CA&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos20/ev_arteecultura_semartemod.htm
http://almanaque.folha.uol.com.br/semana22.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/o-tenentismo.htm
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=296
http://www2.tvcultura.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/nacionais/tenentismo.htm
http://manequim.abril.com.br/moda/reportagem/reportagens_282373.shtml
http://www.klickeducacao.com.br/2006/conteudo/pagina/0,6313,-1243-9258-,00.
http://www.comunidademoda.com.br/moda-anos-20-historia-da-moda.html
http://almanaque.folha.uol.com.br/cronologia_20.htm
http://historia.abril.com.br/politica/lei-seca-lei-foi-porre-435533.shtml
http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/brasil_america/lei_seca
http://www.cpdoc.fgv.br/nav_historia/htm/anos20/ev_quesocial_pcb.htm

Boa pesquisa.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Independência dos EUA

Ciclo IV - Inicial - Textos complementares

Independência dos EUA

A falência do regime colonial na América

O movimento de independência dos Estados Unidos inaugurou a falência do regime colonial na América e influenciou, com seus ideiais, o crescimento da maior revolução da história ocidental: a Revolução Francesa.

Para entender o momento histórico que culminou na declaração da independência das 13 colônias inglesas na América, em 4 de julho de 1776, por Thomas Jefferson, é preciso, entretanto, compreender a colonização inglesa.

Colonização inglesa

No século 16, Portugal e Espanha eram as mais importantes potências da Europa, detentoras da descoberta do Novo Mundo. A preocupação mercantilista motivou a exploração do novo continente em busca de produtos tropicais e, principalmente, de metais preciosos. Os territórios considerados menos valiosos aos interesses ibéricos foram relegados, propiciando a investida dos países marginalizados pelo Tratado de Tordesilhas nessas regiões.

Colônia de Povoamento

Coube à Inglaterra, no século 17, a colonização da costa litorânea atlântica do atual território dos Estados Unidos. A formação das 13 colônias inglesas da América processou-se de forma bastante diferente dos interesses ibéricos que visavam, primordialmente, à exploração de riquezas naturais para o abastecimento de seus mercados. A conturbada situação política e religiosa da Inglaterra nesse período, marcada por violentas perseguições, provocou a fuga de dissidentes puritanos que buscavam na América uma nova atmosfera e uma oportunidade de enriquecimento. Assim, fundaram no norte dos EUA a Nova Inglaterra.

Criou-se ali uma cultura de subsistência, baseada na pequena proriedade, usando mão-de-obra livre e assalariada. Já a colonização do sul, propícia para a produção de gêneros tropicais, deu-se em bases mercantilistas, buscando atender às necessidades da metrópole caracterizada. No sul, prevaleceram o latifúndio, a monocultura e o trabalho escravo.

Apesar das diferenças entre as colônias do norte e do sul, as 13 colônias tinham certa dose de autonomia, com governadores eleitos pela população local. As colônias tinham liberdade absoluta umas em relação às outras e apresentavam-se ao poder real da Inglaterra totalmente separadas. O comércio se desenvolveu e ultrapassou as fronteiras. Peixe, madeira, gado eram vendidos nas Antilhas, de onde eram comprados o melaço e o rum. A bebida era posteriormente trocada na África por escravos para as colônias do Sul.

Processo de Independência

Em meados do século 18, a disputa entre Inglaterra e França pelo comércio mundial acabou chegando à América. Assim, em 1756, iniciou-se a Guerra dos Sete Anos, em que a Inglaterra, envolvida com outros palcos do conflito, deixou praticamente aos colonos a defesa de suas possessões na América. A luta contra os franceses e seus aliados indígenas despertou nos colonos um forte sentimento de autoconfiança, bem como a consciência de sua força militar. Pela primeira vez, as 13 colônias uniram-se em torno de um ideal comum. Vários líderes militares surgiram nesta época, entre eles o aristocrata George Washington.

A inglaterra saiu-se vitoriosa do conflito contra a França, surgindo, porém, uma forte crise econômica em virtude dos gastos militares. Para recurerar seu erário (dinheiro público), os ingleses adotaram uma nova política administrativa sobre suas colônias, caracterizada pelo arrocho. A liberdade comercial que os colonos tinham até então restringiu-se às rígidas práticas do pacto colonial.

Com o término da Guerra dos Sete Anos, a Inglaterra proibiu a apropriação de terras situadas a oeste, alegando serem reservas indígenas. O fato causou forte descontentamento entre os colonos, ávidos por novas terras. No ano seguinte, a Inglaterra promulgou a Lei do Açúcar, que estabelecia uma taxa sobre o melaço comercializado pelos colonos em outros países. Logo depois, veio a Lei do Selo, pela qual a metrópole inglesa determinava que vários produtos, como jornais, revistas, baralhos e livros, fossem sobretaxados com um selo. Finalmente, em 1767, o Parlamento britânico aprovou a Lei do Chá, que dava monopólio de comercialização do produto à Cia Inglesa das Índias Orientais.

Os colonos protestaram contra a Lei do Chá e a Inglarerra reagiu com a promulgação das "Leis Intoleráveis". Os colonos reuniram-se em 1775, na cidade da Filadélfia, num congresso que reivindicava a revogação das leis. Ocorreram alguns choques entre colonos e soldados ingleses e a relação entre eles foi se deteriorando. Um ano depois, os colonos realizam o segundo congresso, rompendo com a Inglaterra e aprovando a Declaração da Independência, elaborada por Thomas Jefferson.

A Guerra da Independência durou até 1781, liderada por George Washington. A França, a Espanha e a Holanda apoiaram os colonos e a vitória decisiva contra a Inglaterra aconteceu em Yorktown, na Virgínia. Somente em 1783, entretanto, a Inglaterra reconheceu a independência das 13 colônias da América do Norte. Finalmente, em 1787, ficou pronta a Constituição, que definiu um regime republicano para os EUA.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u7.jhtm > acesso em 17/08/2009.

Leia mais:
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u45.jhtm
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u46.jhtm